quinta-feira, 14 de maio de 2015

Por que Consumir Produtos Orgânicos ou Agroecológicos?


Por que Consumir Produtos Orgânicos ou Agroecológicos? 


Bom Dia Galera! hoje de manhã, com o intuito de estar falando um pouquinho mais dos produtos orgânicos e ou agroecológicos pesquisei alguns benefícios que podem incentivar todos ou, pelo menos quem tiver interesse sempre em manter a saúde em dia, consumir produtos deste gênero, sem agrotóxicos, conservantes ou algo do tipo. Então abaixo segue as vantagens e "Porques" de estar consumindo da agroecologia! Espero que vocês gostem, deixem seus comentários.



O que são alimentos orgânicos?
No seu cultivo não são usados agrotóxicos, nem qualquer outro tipo de produto que possa vir a causar algum dano à saúde dos consumidores, como fertilizantes químicos, aditivos sintéticos, drogas veterinárias (hormônios de crescimento), sementes transgênicas, etc.



Como eles são cultivados?
Utiliza-se apenas sistemas naturais de adubação para combater pragas e fertilizar o solo.



Qual é a diferença entre consumir alimentos orgânicos e não orgânicos?
os alimentos orgânicos têm a quantidade de minerais e vitaminas esperada para cada espécie. Os alimentos convencionais é que perdem sua qualidade ao serem cultivados da forma tradicional.



Quais os riscos dos agrotóxicos?
Alguns estudos associam o consumo excessivo de agrotóxicos com diversos tipos de doenças (alguns tipos de câncer, Parkinson, dermatoses, alergias, esterilidade, doenças neurológicas, respiratórias, etc).



Quais alimentos podemos encontrar na versão orgânica?
Desde cereais, carne, frango, toda linha de laticínios e até papinhas para bebês. Vale lembrar que todo produto orgânico deve ter um selo de certificação que comprova a procedência dos produtos e sua qualidade.



Por que os orgânicos são tão caros?
Porque são produzidos em menor quantidade do que os alimentos convencionais. Também possuem tempo de colheita mais demorado do que os plantados com produtos químicos, responsáveis por agilizar o seu crescimento e a combater as pragas.



Para quem não pode comprar todos os alimentos orgânicos, quais versões você recomenda?
Por mais que os alimentos industrializados utilizem ingredientes orgânicos na sua fabricação, serão sempre alimentos industrializados, não sendo tão benéficos ao organismo como frutas e verduras orgânicas.
Portanto, para quem não pode comprar todos os alimentos orgânicos, a sugestão é investir mais na compra das frutas e vegetais orgânicos.


Os alimentos orgânicos contribuem para a perda de peso?
O consumo de frutas e verduras está associado à perda de peso e são ótimos aliados á dieta de emagrecimento. Porém, o fato do alimento ser orgânico não vai mudar ou acelerar a perda de peso, apenas estará contribuindo ainda mais com a saúde do consumidor.



Para quem não quer/pode gastar com alimentos orgânicos, qual é a alternativa para consumir alimentos com qualidade?
Quem tiver espaço em casa, pode fazer sua própria horta, assim estará produzindo seu próprio alimento orgânico por um preço menor. Pode também procurar uma feira orgânica de bairro, normalmente são mais baratas do que nos supermercados. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário