terça-feira, 1 de setembro de 2015

Por que Produtos Orgânicos são mais Caros?





Por que Produtos Orgânicos são mais Caros?

Os produtos orgânicos certificados são geralmente mais caros do que os convencionais, por várias razões, tais como o fornecimento destes alimentos é limitado em relação à demanda por eles; os custos de produção tendem a serem maiores, porque eles exigem mais trabalho por unidade de produção; o manuseio pós-colheita de quantidades relativamente pequenas desses alimentos têm um custo mais elevado especialmente durante o processamento e transporte; e, a cadeia de comercialização e distribuição de produtos orgânicos é um tanto ineficiente e os custos são mais elevados, porque são relativamente distribuídos pequenos volumes. Portanto, com o aumento da demanda por alimentos orgânicos, as inovações tecnológicas e economias de escala devem reduzir os custos de produção, transformação, distribuição e comercialização de produtos orgânicos.


Produtos orgânicos ganharam grande popularidade por duas razões principais.


Em primeiro lugar, o consumidor percebe como alimentos saudáveis os livres de pesticidas e fertilizantes. Em segundo lugar, eles contribuem para a preservação do meio ambiente.


Os consumidores que optam por consumir os orgânicos, não levam em consideração o alto preço em relação aos produtos convencionais, haja vista que acreditam ser um investimento na saúde, pois ao consumirem os produtos orgânicos estarão contribuindo para a saúde pessoal e para a melhoria do planeta (NEVES, 2012).


Os princípios agroecológicos da produção de alimentos orgânicos contemplam o uso saudável e responsável do solo, do ar, da água e dos demais recursos naturais, evitando a contaminação e desperdícios desses elementos e contribuindo para o desenvolvimento sustentável (NEVES, 2012).

Referência


NEVES, D. A. L. Escolhas estratégicas para produção de carne bovina orgânica no Brasil: Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Universidade de Brasília, 2012, 141 p. Dissertação de Mestrado, 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário