quinta-feira, 18 de junho de 2015

12 Qualidades da Agricultura Familiar


12 Qualidades da Agricultura Familiar
1) A agricultura familiar tem o controle sobre os recursos que utiliza. Isso inclui a terra, as culturas, as construções e os maquinários, o conhecimento, o acesso aos mercados.

2) O estabelecimento familiar é onde a família investe a maior parte de sua força de trabalho, o que o torna um lugar de autoemprego e de progresso para a família.

3) Esse nexo entre família e estabelecimento é central nas decisões relacionadas ao desenvolvimento do próprio estabelecimento. Há, portanto, um conhecimento rico quando cada unidade produtiva possui necessidades específicas para estabelecer o equilíbrio entre demanda e mão de obra.

4) Controle sobre a qualidade dos alimentos que proporciona renda e sobrevivência alimentar para a família.

5) A unidade produtiva é um espaço de pertencimento. Um lugar onde a família vive e as crianças crescem.

6) A agricultura familiar é parte de um fluxo que une passado, presente e futuro. Isso significa um espaço repleto de memórias e de sentimento de origem. Ao implicar um espaço de narrativas, sejam das dificuldades ou das superações, o estabelecimento familiar se torna, normalmente, fonte de orgulho.

7) O estabelecimento familiar é o local onde experiências são acumuladas. O aprendizado tem lugar e o conhecimento é transmitido.

8) Integra uma comunidade rural, com redes de relacionamento que vivenciam e preservam essa cultura.

9) Está vinculada à localidade e é portadora dos códigos culturais da comunidade à qual pertence – fortalecendo um circuito econômico local, pois é na comunidade que majoritariamente a família gasta e participa de variadas atividades econômicas.

10) Faz parte da paisagem rural. Quando a agricultura familiar trabalha em parceria com a natureza, ela contribui localmente para a preservação da biodiversidade e para a luta contra as mudanças climáticas globais.

11) A unidade produtiva familiar potencializa a noção de autonomia produtiva, pois o estabelecimento familiar busca alcançar uma dupla liberdade: estar livre de relações de exploração exercidas por agentes externos e estar livre para fazer as coisas a sua maneira.

12) Representa a unificação entre trabalho manual e atividade mental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário